Será que a experiência do utilizador no teu website pode ditar o seu sucesso?

Tão importante como atualizar os seus conteúdos de forma a otimizar o SEO do seu site e melhorar o seu posicionamento nos motores de busca é investir num site ou e-commerce que ofereça ao seu utilizador uma experiência que supera as suas expectativas.

Um site de navegação fácil e intuitiva, layout atrativo e leve para que o seu utilizador não tenha tempos de espera no seu carregamento, mas, mais importante que tudo, um site com conteúdo de qualidade que suprime as necessidades de quem o visita.

Quem é o Meu consumidor?

Conhecer quem é o nosso público parece demasiado óbvio e repetitivo para ainda ser explicado em 2023, mas, a verdade é que ainda são muitas as empresas que descuram a real importância de conhecer e estudar o seu consumidor de forma profunda e estratégica.

Quem é o meu consumidor? Começando nos dados demográficos, passando pelos interesses e acabando no seu comportamento de compra.

Todos os detalhes contam.

A tendência quando pensamos em definir e compreender o nosso público-alvo é resumirmos o estudo aos seus hábitos de consumo no setor no qual atuamos, no entanto, não é o suficiente. Para conseguirmos impactar as pessoas do nosso target temos de saber onde elas estão, que conteúdos consomem e em que formatos, qual o seu estilo de vida, as suas rotinas, que espaços frequentam, o que as move no dia-a-dia, quem são as suas influências e quais são as suas inspirações. A isto chamamos, criar a nossa Persona.

Criação de Personas

Antes de falarmos na criação da Persona é importante deixar claro que Persona e Público-alvo são conceitos diferentes, sendo que o primeiro assenta na descrição delineada e humanizada do consumidor ideal do nosso negócio. Uma representação fictícia construída a partir de uma análise profunda e detalhada ao nosso público-alvo, sendo este uma bordagem abrangente dos consumidores da nossa marca.

4 Tipos de Personas

  • Buyer Persona: Construída a partir dos dados retirados do estudo e análise ao nosso público-alvo, a Buyer Persona é o nosso cliente ideal no que diz respeito a comportamentos de compra / hábitos de consumo.
  • Brand Persona: A Brand Persona é a representação da personalidade do nosso negócio, o foco está na transmissão dos valores e princípios da nossa marca de forma humanizada com o objetivo de criar uma ligação emocional com o nosso público-alvo.
  • User Persona: Criada com o objetivo de ser uma referência para o desenvolvimento de plataformas, softwares ou aplicativos que serão utilizados pelos nossos clientes, assim como para o planeamento de criação áreas de suporte e dúvidas.
  • Website Persona: A Persona que representa os utilizadores do nosso website, criada com o objeto de compreender o seu percurso ao longo da experiência e utilização da página web, tempo de permanência em cada página, interação com os conteúdos e reação ao design e arquitetura do site.

Para conseguirmos uma experiência de utilizador positiva é fundamental a criação de uma Website Persona que seja uma referência para todo o processo de idealização e desenvolvimento de uma página web, seja um site institucional ou um e-commerce.

O que procura? Quais as necessidades que têm de ser suprimidas?

Já sei quem é o meu consumidor tipo mas preciso de ir mais longe e perceber o que ele realmente procura, quer ao nível do produto / serviço que ofereço quer na experiência de compra, tipo de atendimento, serviço pós-venda ou experiência de utilizador que o meu website proporciona.

Vamos por partes, a primeira coisa a fazer é nunca tomar decisões com base em suposições, naquilo que a concorrência faz ou não faz e nos nossos gostos pessoais.

Então quais as etapas para tirar conclusões sobre as necessidades reais do meu consumidor?

  1. Definir objetivos claros
  2. Pesquisa e investigação
  3. Realizar estudos de mercado
  4. Utilizar ferramentas de análise
  5. Recolher dados
  6. Analisar os dados recolhidos
  7. Criar as minhas Personas

Quanto tempo os meus visitantes passam em cada página do meu site? A minha plataforma está desenvolvida para ser acedida em mobile?

Perceber qual o caminho que os utilizadores fazem ao navegar no meu site, quanto tempo ficam em cada página ou quais as páginas com mais visitas são questões que devem ser tidas em conta na definição da estratégia online da nossa marca.

As respostas a estas questões dizem-nos se estamos na direção certa, ajudam-nos a compreender as alterações que devemos fazer ao nosso website e quais as tendências a adotar na nossa página web, quer a nível de conteúdo quer a nível de estrutura e layout.

Assim, é fundamental fazer análises constantes ao nosso site com foco em: persuasão, otimização para motores de busca, velocidade e responsividade. Outro ponto essencial é este último da responsividade, a grande maioria dos utilizadores dos dias de hoje acede a conteúdos online através do formato mobile, sendo cada vez mais uma prioridade a criação de um site mobile first, não sendo suficiente em muitos casos que um site seja apenas responsivo.

Idealizado, desenhado e desenvolvido com foco em mobile para proporcionar ao utilizador uma experiência positiva a todos os níveis.

SIM: A experiência do utilizador no teu website pode ditar o seu sucesso.

Constrói relações de confiança e oferece experiências positivas aos teus clientes com um website otimizado e personalizado à tua marca.

Fala connosco e em conjunto, vamos perceber por onde começar!

+351 214 252 730          acerte@namuche-digital.pt

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