A marca é a representação simbólica
Que identifica um determinado produto, serviço ou empresa, fazendo com que o público seja capaz de os identificar de imediato.
Num mundo cada vez mais informado e com as empresas cada vez mais interessadas em perceber de marketing – o conceito de ‘posicionar bem a marca no mercado’ é já amplamente conhecido como posicionamento da marca.
O que é o posicionamento da marca?
O posicionamento da marca é o elemento central para o sucesso, a sustentabilidade e a notoriedade de um negócio, seja qual for a área de mercado.
É, a posição que a Marca ocupa na mente do consumidor e consequentemente no seu mercado. Esta perceção está (também) relacionada com a sua identidade visual, tendo o Branding um papel fundamental na construção da imagem/ impressão que a marca causa no seu público.
Para que serve?
Neste cenário de alta competitividade, marcado pela necessidade das empresas se destacarem cada vez mais e criarem relações com as pessoas, uma marca que consegue atingir um posicionamento relevante e positivo, encontra alguma estabilidade numa altura em que os anseios de consumo dos clientes mudam com frequência.
No entanto, é importante perceber que posicionamento não é o mesmo que reconhecimento. É possível que um produto seja altamente reconhecido, mas o seu posicionamento não acompanhe este fator. O mesmo acontece com as marcas. O conceito de reconhecimento / notoriedade de uma marca, é chamado de Brand Awareness (deixamos este conceito para outra ocasião).
Qual é a 1ª pergunta a fazer sobre este tema?
Quais são as dores e necessidades do meu consumidor? – responder primeiro a esta pergunta é, naturalmente, o ponto de partida. Nesta primeira etapa nem pensamos em posicionamento da marca.
Para saber onde e como te vais posicionar, tens de saber quais são os problemas do teu público e como sugeres que se resolvam através do teu produto ou serviço. Criar um insight.
Quais são os fatores-chave para o posicionamento da marca?
- Analisa a concorrência e não tenhas medo de ser diferente
Os números não enganam e não têm como ser rebatidos. Faz uma auditoria consistente e rigorosa da presença digital dos teus concorrentes, identificando o que eles fazem e qual é a perceção do público sobre essas ações. Reconhecendo o que de melhor e pior fazem, poderás encontrar o caminho diferenciado onde te posicionares de forma distinta.
Uma marca bem posicionada difere das demais por ser reconhecível, autêntica e trazer valor acrescentado. Vivemos na era onde ser diferente é refrescante e chama a atenção, por isso tira partido disto!
- Ajusta a tua visão, missão e valores ao que vai na mente do teu público
Dito assim parece um pouco vago, mas pensa que, para promover o posicionamento da tua marca, é preciso ajustar a tua proposta de valor à realidade atual do consumidor (que é o teu público-alvo).
Também deves ter em conta o que pode estar para vir. O clássico conceito de qualidade, ou o de “melhor preço”, é insuficiente para colocar uma marca no topo do mercado. É preciso estar alinhado com os valores, crenças e pensamentos generalizados dos consumidores, mas sempre sem perder a essência da marca.
- Pessoas ligam-se a pessoas
Seja qual o contexto social ou económico que se viva, há uma realidade que vai ser sempre intemporal: são as genuínas interações humanas, a empatia e a verdadeira conexão que faz a diferença junto das pessoas. Criar relações e fortalecê-las ao longo do tempo. O consumidor compra a marcas com as quais se identifica.
O posicionamento das marcas, deve estar alinhado com valores humanos. Humaniza a tua marca.
A estratégia de posicionamento da marca deve ser valorizada como um projeto extraordinário em toda empresa. Isto requer um planeamento detalhado, análises aprofundadas e um esforço acrescido por todos os departamentos. Assim:
- Precisas de perceber o nível atual de visibilidade e autoridade da tua empresa;
- Deves traçar objetivos de progresso coerentes, realistas e estratégicos;
- Deves ter em consideração as diferentes ações e fatores-chave, do início ao fim da estratégia.
Encontra o posicionamento da tua marca, ganha a tua notoriedade de marca e utiliza o Branding como ponto forte para uma comunicação!
Fala connosco. Vamos ajudar-te a perceber por onde começar!