1 + 1 = 2
…, mas quando toca a resultados da estratégia de comunicação, o resultado, não é assim tão linear. Existem várias variáveis, como:
– A marca foi criada apenas de forma emocional;
– O plano de negócio não contemplou um plano de comunicação;
– A estratégia de comunicação face a objetivos concretos, não foi delineada de forma lógica;
– A componente da digitalização ainda nem foi pensada.
O digital criou canais de comunicação que permitem chegar a todo o lado com muita rapidez e facilidade. Mas, a verdade é que com tantas opções torna-se fácil perdermo-nos. Por onde começar? Que ferramentas escolher?
Com uma lógica de definição de objetivos de comunicação por etapas e que permite ver a tecnologia como uma ferramenta para alcançar resultados concretos, os 4 passos abaixo, são pontos de partida para ideias bem conseguidas e ordenadas.
Como se costuma dizer “Nós é que usamos a tecnologia e não esta a nós.”.
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CATIVAR
O primeiro passo no processo de vendas é ter alguém à tua frente a quem possas vender. No mundo físico, isto significa ter pessoas a entrarem na tua loja. No digital, significa conseguir que as tuas plataformas – o teu website, a tua loja online, as tuas redes sociais – tenham visitantes!
Por isso, é importante que, numa primeira instância CATIVES pessoas. Há várias formas para o fazer: utilizar motores de busca, campanhas pagas, email marketing, etc.
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CAPTAR
Tirando um conjunto muito específico de produtos de grande consumo, raramente uma compra é decidida sem um processo mais ou menos prolongado de consideração. Analisamos, hesitamos, voltamos a analisar e, por vezes, compramos.
Quando se trata de negócio B2B este processo é ainda mais evidente. Significa que, quase sempre, a primeira visita de um potencial cliente à sua plataforma digital será apenas isso mesmo: uma visita. Ele poderá ter vindo apenas por curiosidade ou estar a meio de um processo deliberado de tomada de decisão.
Para a maior parte dos visitantes, este primeiro adeus será mesmo para sempre – sem problemas.
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CONVERSAR
É aquilo em que um bom comercial faz melhor, certo? Por isso, os melhores vendedores não têm pressa de encerrar a conversa. Eles sabem, por experiência, que diferentes clientes respondem a diferentes argumentos e em diferentes tempos.
Na tua comunicação digital não é diferente! E é por isso que, uma vez guardados os dados do teu cliente, a ideia é não deixar que fiquem esquecidos, mas usá-los para um contacto frequente, de modo a manter a conversa viva até ao momento da compra… e da recompra… e assim sucessivamente.
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CONVERTER
Pôr a funcionar tudo o que foi descrito acima pode dar algum trabalho, mas é um trabalho que compensa – desde que CONVERTA leads em novos clientes, em mais vendas e, derradeiramente, em mais faturação.
Mas esta conversão (apesar do nome ser vagamente religioso) não acontece por milagre. É o resultado de uma sequência de conversões, do ‘não’ para o ‘talvez’, levando o teu potencial cliente a dar pequenos passos, quase sem risco no início, até que se sinta suficientemente seguro para passar do ‘talvez’ para o ‘sim’.
Se pensares bem, a primeira conversão, é a que vimos no segundo passo: quando o cliente consente em deixar os seus dados para que os CAPTES.
Pedir uma reunião, pedir uma proposta/orçamento, são o nosso ‘talvez’. Dependendo do valor, do risco e da complexidade do que está a vender, o caminho até à compra pode ser mais ou menos longo, e o tempo de decisão maior ou mais curto. Seja como for, o importante recordar é que a sua plataforma digital, no fim da linha, mais do que informar ou entreter o visitante, está lá para aumentar as suas vendas.
Há ainda um 5º passo que, para muitos, pode ser o mais difícil de dar: COMEÇAR!
COMEÇA e só assim poderás fazer do Digital o teu melhor vendedor. Queres assegurar a estratégia da comunicação da tua marca no próximo ano?
Fala connosco e em conjunto, vamos perceber por onde começar!